(51) 9-9813-9216

Sobre a angústia.

Ao acessar o significado do termo no dicionário encontramos o seguinte:

  • Redução de espaço ou de tempo; carência, falta.
  • Sentimento que se liga a uma sensação interna de opressão ou de desespero.
  • Grande aflição do espírito, tormento, tortura.
  • Sensação de apreensão ou inquietação em relação a algo ou alguém.
  • Situação de aflição.
  • Desassossego, sufoco ou temor.

Sobre a angustia se fala, se pensa e se escreve há séculos. Já que ela é parte da constituição do sujeito psíquico desde sempre. Não só a psicanálise mas também a arte está repleta de obras no campo da literatura, cinema, escultura, pintura, fotografia e outras tantas formas de manifestação artística que remetem a tentativas de expressar e nomear a angústia enquanto possibilidade que se abre para sair do sentimento de opressão que ela causa.

Os relatos das pessoas em atendimento são fidedignos às descrições do vocábulo no dicionário acrescidos é claro da emoção, dor e sofrimento. Soma-se a isso, sensações físicas como taquicardia, sudorese, dores estomacais e outras.

O trabalho analítico pretende ser uma ferramenta para o sujeito psíquico na construção de sentidos para este afeto chamado angústia, já que é pela não existência de sentido que é angústia e que causa as sensações de desconforto psíquico e físico.

Busque ajuda, faça contato. Vamos conversar?

Luciane Lemos - CRP 07/06648

Sobre a autora...

Psicóloga graduada pela UFRGS no ano de 1993. Possui especialização em Neuropsicologia pela Universidade Cândido Mendes no ano de 2020.

Atua na área de psicologia clínica há mais de duas décadas.

Artigos recentes